365NEWSX
365NEWSX
Subscribe

Welcome

O que muda na relação Brasil-EUA com novos acordos assinados entre os países? - BBC News Brasil

O que muda na relação Brasil-EUA com novos acordos assinados entre os países? - BBC News Brasil

O que muda na relação Brasil-EUA com novos acordos assinados entre os países? - BBC News Brasil
Oct 19, 2020 2 mins, 5 secs

Depois de 22 meses de negociação entre os governos de Brasil e Estados Unidos, os dois países anunciaram na segunda-feira (19/10) a conclusão de três acordos comerciais inéditos.

É significativo, em um ambiente em que vários setores brigam pela diminuição de um ou dois pontos percentuais em tarifas", avalia Abrão Árabe Neto, vice-presidente-executivo da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil).

O pacote era um desejo antigo dos setores empresariais dos dois países, que diante da boa relação entre os mandatários e a previsão de eleições nos Estados Unidos em 3 de novembro, passaram a fazer cada vez mais pressão para a conclusão de uma negociação não tarifária ainda antes do pleito.

Isso porque um acordo comercial que não incluísse taxas dependeria apenas dos Executivos dos dois países para ser colocado em prática, sem ter que ser chancelado pelo Mercosul ou pelo Congresso dos Estados Unidos, onde o empresariado antevê dificuldades de tramitação.

"Queremos que essa agenda do comércio entre os dois países seja vista como algo suprapartidário, que qualquer governo, de qualquer um dos países, possa levar adiante, porque é do interesse dos empresários dos dois lados", afirmou Carlos Eduardo Abiajodi, diretor de desenvolvimento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Ao site americano Politico, Jake Colvin, vice-presidente do Conselho Nacional de Comércio Exterior dos Estados Unidos, expressou preocupação de que a pressão para chegar a um acordo antes da eleição americana signifique que o pacote não é só curto nos temas em que abrange, mas também fraco em seu conteúdo.

Segundo esses observadores, o governo brasileiro perdeu tempo ao mirar um acordo de livre comércio entre os dois países no início da gestão Bolsonaro, um objetivo que, segundo os especialistas, teria um peso político enorme mas estaria fora do horizonte de relacionamento desses países nesse momento.

Embora não resolvam gargalos históricos e importantes na relação comercial entre Estados Unidos e Brasil, como a barreira de 140% imposta pelos americanos à importação de açúcar brasileiro, os empresários acreditam que os acordos podem aumentar o fluxo de negócios entre os dois países.

Isso porque, o comércio bilateral entre Estados Unidos e Brasil registra queda de mais de 25% em 2020, conforme os dados do Monitor de Comércio da Amcham!

Summarized by 365NEWSX ROBOTS

RECENT NEWS

SUBSCRIBE

Get monthly updates and free resources.

CONNECT WITH US

© Copyright 2024 365NEWSX - All RIGHTS RESERVED