365NEWSX
365NEWSX
Subscribe

Welcome

Senadores americanos apontam 'retrocesso da democracia no Brasil' em sabatina de indicada de Biden para embaixada - BBC News Brasil

Senadores americanos apontam 'retrocesso da democracia no Brasil' em sabatina de indicada de Biden para embaixada - BBC News Brasil

Senadores americanos apontam 'retrocesso da democracia no Brasil' em sabatina de indicada de Biden para embaixada - BBC News Brasil
May 18, 2022 1 min, 54 secs

A sabatina para confirmação de Elizabeth Bagley, indicada do presidente americano Joe Biden para a embaixada dos Estados Unidos no Brasil, se converteu em espaço para que os senadores americanos expressassem preocupação com o que qualificaram como "retrocessos da democracia no Brasil".

"A relação bilateral com o Brasil exigirá um forte porta-voz (dos Estados Unidos) no Brasil, principalmente enquanto o país se prepara para contenciosas eleições presidenciais em outubro", afirmou o senador democrata Edward J.

A equipe da BBC News Brasil lê para você algumas de suas melhores reportagens.

"Isso é uma grande preocupação porque, como todos (os senadores) apontaram, o Brasil é um país muito importante na América Latina, com muitos recursos que são importantes para o mundo.

A BBC News Brasil procurou o Planalto e o Itamaraty para comentar as declarações, e a reportagem será atualizada assim que houver algum posicionamento.

"Bolsonaro tem dito muitas coisas, mas o Brasil tem sido uma democracia, tem instituições democráticas, Judiciário e Legislativo independentes, liberdade de expressão.

Eu sei que não será um processo fácil, por todos os comentários dele (Bolsonaro), mas, a despeito disso, temos todas essas instituições e continuaremos expressando confiança e expectativa em uma eleição justa", disse Bagley aos senadores.

Na verdade, o Brasil tem sido muito bons em termos de votos na ONU", afirmou Bagley, em referência ao fato de o Brasil ter se alinhado à posição americana tanto no Conselho de Segurança quanto na Assembleia Geral das Nações Unidas para condenar as ações russas, a despeito das palavras simpáticas de Bolsonaro a Putin.

Há dez dias, em entrevista à BBC News Brasil, a subsecretária de Estado Victoria Nuland afirmou que os americanos alertaram o Brasil sobre a possibilidade de interferência russa no pleito.

A conservação de florestas tropicais é tratada como uma prioridade da gestão Biden e um dos temas de atrito entre Brasil e Estados Unidos.

Em consonância com a agenda do governo anterior ao de Biden, o do republicano Donald Trump, Bagley deixou claro que seguirá pressionando o Brasil para que não adote tecnologia da gigante chinesa Huawei em sua rede 5G

Summarized by 365NEWSX ROBOTS

RECENT NEWS

SUBSCRIBE

Get monthly updates and free resources.

CONNECT WITH US

© Copyright 2024 365NEWSX - All RIGHTS RESERVED