365NEWSX
365NEWSX
Subscribe

Welcome

Via (VIIA3) salta, Magalu (MGLU3) oscila e Americanas (AMER3) cai após resultados do 2º tri: qual a visão dos analistas?

Via (VIIA3) salta, Magalu (MGLU3) oscila e Americanas (AMER3) cai após resultados do 2º tri: qual a visão dos analistas?

Via (VIIA3) salta, Magalu (MGLU3) oscila e Americanas (AMER3) cai após resultados do 2º tri: qual a visão dos analistas?
Aug 12, 2022 4 mins, 48 secs

Via se destacou por ser a única delas a registrar lucro, enquanto Magalu teve geração de caixa e Americanas teve queima de caixa; cautela segue para setor.

Analisando os resultados em base total (lojas e online), Americanas registrou crescimento de GMV no 2T22 de 10% na base anual, com Magalu em alta de 1% e Via caindo 3,5% (os números incluem o impacto inorgânico da Hortifruti Natural da Terra para Americanas e KaBuM! para o Magalu).

“Embora os ventos contrários tenham sido amplamente sentidos no 2T22, destacamos que, quando comparados aos níveis do 2T19 (pré-pandemia), as tendências de crescimento são mais divergentes por empresa versus os níveis do 2T19: o GMV da Magalu no 2T22 ficou 142% acima, versus 84% para Americanas e de 40% para Via”, apontam os analistas do Morgan.

As margens Ebitda (Ebitda em relação à receita) cresceram 360 pontos-base na comparação anual para Via, 220 pontos-base para Americanas e 60 pontos-base na base anual para Magalu..

Para o JPMorgan, as principais conclusões da temporada são: 1) em um mercado online que contraiu entre e 3% e 4% ao ano no trimestre, todos os players desaceleraram; 2) com exceção da Via, todos os demais players ganharam participação de mercado; enquanto 3) o maior player do setor, o Mercado Livre, primeiro a divulgar resultado, foi o principal outlier, superando o crescimento do mercado em 20%; como 4) os produtos de cauda longa (venda de uma grande variedade de itens em pequenas quantidades) continuam a impulsionar o crescimento e a penetração do e-commerce (todas as operações 3P ex-Via tiveram bom desempenho); e 5) as categorias 1P (vendas no estoque próprio) tradicionais, como eletrônicos e eletrodomésticos, continuam enfrentando fortes ventos contrários macro que devem diminuir ao longo do segundo semestre à medida que nos aproximamos da Copa do Mundo.

O Magazine Luiza viu seu GMV total crescer 1% na base anual, com queda nas vendas do estoque próprio (1P, sendo -7% na base anual, mesmo apesar do efeito positivo da consolidação de KabuM!), compensada pelo desempenho dos estoque de terceiros (3P), que apresentaram crescimento de 22% anual por conta da boa performance na categoria de produtos de cauda longa.

em relação ao trimestre anterior, impactada positivamente pelo repasse de inflação de custos para preços e maiores receitas de serviços, embora o Ebitda ajustado tenha ficado estável na base anual, com margem 0,7 p.p.

“Portanto, mantemos nossa visão cautelosa sobre Magalu e outros nomes com alta exposição a itens de grande valor agregado, pois achamos que é muito cedo para um rali sustentável impulsionado por uma recuperação do crescimento e taxas mais baixas.

O GMV total da Via caiu 3,5% na base anual, com crescimento de vendas mesmas lojas (SSS) de 12% na base anual (versus queda de 8% de Magalu), sustentado pela recuperação do fluxo de clientes em loja e vendas recorde no Dia das Mães, que mais que compensaram a pressão no canal online (1P e 3P com queda de 22% e 19%, respectivamente).

Em relação à rentabilidade, a margem bruta melhorou 0,5 ponto por conta do aumento das taxas de comissão (alta de 7,9 p.p. na base anual) e receita de serviços, enquanto a margem Ebitda foi o principal destaque, com crescimento de 3,6 p.p.

Também é interessante notar que i) as taxas de inadimplência ficaram praticamente estáveis na comparação anual (em 4,7%), mas cresceram 1,1 p.p. em relação ao trimestre anterior, enquanto o índice de cobertura caiu em termos anuais e trimestrais; ii) a operação de marketplace alcançou breakeven (ponto de equilíbrio entre custos e receitas) durante o trimestre; e iii) a operação de fulfillment que foi lançada recentemente foi equivalente a 16% das entregas no 3P.

Os maiores esforços para aumentar rentabilidade, como aumento das taxas de comissão, surtiram efeito, com a margem bruta surpreendendo positivamente, o que também repercutiu na margem Ebitda.

Mesmo avaliando os resultados como marginalmente positivos para a ação, com rentabilidade robusta, melhoria no capital de giro e sinais de redução de inadimplência, os analistas acham que há pouco apetite entre os investidores nas condições atuais do mercado para o setor, especialmente quando o crescimento é baixo e as taxas de juros são altas, mesmo que as avaliações pareçam deprimidas.

O GMV total da Americanas cresceu 10,4% na base anual, com uma recuperação sólida do canal físico (receita cresceu 27% e vendas nas mesmas lojas, ou SSS, 10%) com recuperação do fluxo de clientes em loja, consolidação dos resultados do Hortifruti Natural da Terra e um sortimento mais resiliente, ressalta a XP.

Para o canal online, 1P foi o destaque negativo do resultado, com queda de 7,6% na base anual, sendo compensado pelo crescimento das vendas com estoques de terceiros, que apresentou um crescimento de 18% no período.

Em relação à rentabilidade, a margem bruta expandiu 0,4 ponto na base anual, à medida que a penetração do canal online caiu 3 pontos percentuais, para 75% do GMV, enquanto a margem Ebitda apresentou expansão de 2,2 pontos ano a ano, com a captura de sinergias da combinação de negócios entre LAME e B2W, evolução do Ebitda da AME Digital (que atingiu patamares positivo) e integração das companhias adquiridas.

Para a XP, a Americanas apresentou resultados mistos no segundo trimestre, com melhor no desempenho do comércio físico e rentabilidade, apesar de queda de 1P e queima de caixa.

Em contraste, Magalu apresentou um crescimento de cerca de 2% no GMV de e-commerce (com os canais 1P e 3P crescem a taxas semelhantes às Americanas, mas com um peso maior de 1P puxando o valor geral para baixo), enquanto a Via registrou uma grande queda de mais de 20%.

Summarized by 365NEWSX ROBOTS

RECENT NEWS

SUBSCRIBE

Get monthly updates and free resources.

CONNECT WITH US

© Copyright 2024 365NEWSX - All RIGHTS RESERVED