Ao abraçar 'grande mentira' de Trump, Partido Republicano embarca em aventura antidemocrática inédita

Agora, enquanto Trump faz falsas denúncias de uma fraude na eleição de 2020, o Partido Republicano conduz uma ofensiva nos estados para mudar leis eleitorais.

Neste ano, mais de 360 projetos foram apresentados em 47 estados para tornar ato de votar mais difícil, segundo o Brennan Center for Justice, da Universidade de Nova York.

A combinação entre a inédita campanha de descrédito do resultado eleitoral  e a ofensiva para limitar o direito de voto preocupa cada vez mais estudiosos da política americana.

Para eles, o Partido Republicano abraçou práticas autoritárias, que ameaçam os fundamentos da democracia:.

Um partido não pode ser considerado democrático se não aceitar os resultados das urnas.

De acordo com pesquisa, dois a cada três republicanos o querem candidato em 2024.

— Desde os anos 1980, o partido está crescentemente disposto a expurgar aqueles que não seguem o líder — afirmou Geoffrey Kabaservice, ele próprio um republicano moderado de longa data e um dos maiores estudiosos do partido.

— Antes, os republicanos eram capazes de acomodar mais interesses mistos.

Agora, cada vez mais constituem um culto à personalidade.

Se, antes, costumava atrair os votos de eleitores das classes médias e das classes médias altas dos subúrbios, com o passar dos anos o partido se tornou a sigla dos eleitores dos estados rurais:.

— Em duas gerações, o Partido Republicano se tornou o partido dos brancos e do Sul.

Segundo as estatísticas, porém, os eleitores brancos e religiosos constituem um percentual cada vez menor da população:.

— O partido não tem mais interesse em competir em políticas públicas, e prefere atrapalhar os processos, mesmo os democráticos.

O resultado disso é um partido cada vez mais radicalizado.

Em 2019, uma pesquisa global com mais de dois mil partidos verificou que o Partido Republicano deixou o campo da centro-direita e encontra-se próximo de siglas da direita radical europeia, como a Alternativa para a Alemanha (Afd), o polonês Lei e Justiça (PiS) e o húngaro Fidesz:.

Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é

Back to 365NEWSX