365NEWSX
365NEWSX
Subscribe

Welcome

Brasil é rebaixado ao ficar de fora do ‘G10 ou G11’ previsto por Trump

Brasil é rebaixado ao ficar de fora do ‘G10 ou G11’ previsto por Trump

Brasil é rebaixado ao ficar de fora do ‘G10 ou G11’ previsto por Trump
Jun 01, 2020 1 min, 12 secs

O anúncio do presidente Donald Trump de que quer reunir uma espécie de “G10 ou G11” em setembro, sem mencionar o Brasil, representa um retrocesso constrangedor à posição brasileira na governança global, uma espécie de rebaixamento para a segunda divisão da ordem internacional.

No sábado, Trump disse a jornalistas que adiou de junho para setembro o encontro de cúpula do G-7, no qual ele pretendia reunir nos EUA os líderes das principais economias desenvolvidas (EUA, Alemanha, Japão, França, Reino Unido, Canadá e Itália).

A novidade é que Trump agora quer convidar também Rússia, Coreia do Sul, Austrália e Índia para o evento.

Apesar da relação quase carnal que Bolsonaro quer ter com Trump, o presidente americano parece mais focado em outros países nesse caso.

Em termos de participação global, antes da grande crise financeira global de 2008-09, o Brasil foi convidado por alguns anos pelos países do G7 para participar de uma parte dos encontros de cúpula das maiores economias desenvolvidas.

Pode-se até argumentar que, se não ser convidado para o dito G11 de Trump, o governo Bolsonaro evita o constrangimento na relação com a China, principal comprador dos produtos agrícolas brasileiros.

A percepção que vai prevalecer é mesmo de que o governo Bolsonaro terá ficado de fora de uma reunião internacional importante, para a qual Trump convidou alguns amigos

Summarized by 365NEWSX ROBOTS

RECENT NEWS

SUBSCRIBE

Get monthly updates and free resources.

CONNECT WITH US

© Copyright 2024 365NEWSX - All RIGHTS RESERVED